domingo, 12 de setembro de 2010

Curiosidade - Três Coisas


Três Coisas

Na mitologia, os donos do universo são três: Zeus, Poseidon e Hades. Muitos símbolos gráficos também são representados por três unidades: o triângulo, o tridente, e a grande tríade chinesa. Na religião da antiga Pérsia, os três salvadores eram: o bem pensamento, a boa palavra e a boa ação.
Segundo o Avesta, os ritos de purificação são: cavar três buracos e enchê-los de urina de boi. A pessoa começa lavando três vezes as mãos.
Para os chineses o três é o número perfeito (tch’eng), a expressão da totalidade. Para o cristianismo Deus é um, e três pessoas, a Santíssima Trindade: Pai Filho e Espírito Santo. O budismo tem a sua Jóia Tripla (Buda, Darma, Sanga).
O tempo também é triplo: presente, passado e futuro; assim como o mundo: terra, atmosfera, céu. Para os Indus, os deuses são três (trimurti): Brahma, Visnu e Shiva. Para os católicos, após a morte, podemos ir para o Inferno, o Purgatório ou o céu.
Para Voltaire, o trabalho nos livra de três grandes males: o tédio, o vício e a pobreza.
A superstição nutre-se dos efeitos do número 3. Para que um sonho se realize deve ser guardado um segredo durante três dias. Para afastar o azar, bate-se na madeira três vezes com o nó nos dedos.
As lendas, igualmente, contemplam o número três: quando um rei morria sem herdeiros, uma águia seria lançada ao ar. Se ela sentasse três vezes na cabeça do mesmo homem, esse era escolhido para sucessor do Rei.
Nas lutas corpo a corpo, o herói devia erguer o adversário, girá-lo três vezes por cima da cabeça e atirá-lo no chão.
Os anjos eram três: Gabriel, Miguel e Rafael. Três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltasar. Três os pastores: de ovinos, caprinos e bovinos.
Para a “cabala”, o ternário domina o mundo e estabelece a sua ordem.
Na maçonaria, o ternário cósmico é representado pelo triângulo, que significa na base de duração e nos lados trevas e luz.
Os três mosqueteiros eram quatro: Portos, Atos, Aramis e d’Artagnan. “Os Três mosqueteiros”, “Vinte Anos Depois” e “O Visconde de Bragelone”, formam a conhecida trilogia de Alexandre Dumas, pai.
Nossa moeda provisória tinha três letras: URV; o ministro que criou e que, se seu plano der certo nos 3 primeiros meses após entrar em vigor (data provável 1° dia do terceiro trimestre), talvez seja eleito Presidente da República, no dia 3 de outubro. Suas iniciais são 3 letras, FHC, como o próprio autor do livro EMM e o deste prefácio, PCM.
Está aí o grande segredo das histórias de Metello. Escolheu o número da sorte e venceu. Que os pequenos “causos” e remoques continuem nas colunas das publicações rurais, para gáudio dos leitores.
Paulo Coelho Machado
Fazenda Água Branca, 3 de abril de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário